O trabalho desenvolvido por Sara Grossman segue uma visão dinâmica do funcionamento psíquico, aliada a concepção piagetiana (J. Piaget) do processo de aquisição do conhecimento. Sua abordagem completa e integrada traz resultados reais e significativos às crianças, adolescentes, e suas respectivas famílias.

Sara trabalha de forma integrada com os coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, e professores das escolas, a fim de coletar observações de dentro e fora da sala de aula, alinhando as estratégias utilizadas para melhorar a experiência escolar da criança e seu desempenho acadêmico.

Não é possível tratar do desenvolvimento cognitivo sem abordar o aspecto emocional.  Esse último pode estar vinculado a variáveis sociais e/ou familiares, que devem ser exploradas como parte do trabalho. 

O consultório particular de Sara Grossman foi inteiramente projetado com estes objetivos em mente. Além de uma variedade extraordinária de materiais pedagógicos de primeira linha - sempre buscados em viagens internacionais - os espaços foram desenhados buscando o conforto dos pacientes e suas famílias. 

O objetivo principal da educação nas escolas deve ser o de criar homens e mulheres que sejam capazes de realizar coisas novas, e não simplesmente repetir o que gerações anteriores fizeram.
— J. Piaget